sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Viagem no tempo, aconteceu?


Várias foram as especulações em torno das viagens no tempo, muitos confirmam que Einsten tinha a fórmula para tal feito, já outros projetos provam que os militares norte americanos já faziam os testes (leia o Experimento Filadélfia)em navios da Marinha e tripulantes, mas algo realmente estranho chamou a atenção nas últimas semanas.
Trata-se da imagem acima, uma fotografia tirada na reabertura da ponte Fork South Bridge, após inundação em novembro de 1940, no Canadá. A polêmica se deu por causa do homem em destaque na foto, que usa roupas que teoricamente não existiam na época e uma câmera com teleobjetiva que também não existia nos anos 1940.

Seria então o moço um viajante do tempo? Teorias conspiratórias sobre o assunto não faltam e, na era da internet, elas estão por todo lugar. A fotografia está exposta no Museu Bralorne Pioneer de British Columbia, Canadá, como parte da exposição Their Past Lives Here, inaugurada em 2004. Porém, só no final de março é que ela foi notada com a presença do "viajante do tempo". 
A fotografia é autêntica e não sofreu manipulações, como sugere a Error Level Analysis, que analisa imagens para processos judiciais. No entanto, especialistas dizem ter desvendado o mistério: ainda que incomuns, essas vestimentas já existiam 70 anos atrás. 
Os óculos do sujeito, por exemplo, podem ser vistos no rosto da atriz Barbara Stanwyck no filme Pacto de Sangue (Double Indemnity), de 1944. Blusas com insígnias bordadas também não eram novidade para a época, como indica o grupo de estudos Ceticismo Aberto. 
O casaco poderia ser um casaco crochetado à mão com botões à frente. Algo que sem dúvida já existia na década de 1940. Quanto à câmera, não é possível ver detalhes, mas existem modelos bem similares que datam da década de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário